O INCT-GP

O INCT-GP se propõe a articular grupos e pesquisadores de geofísica, geologia e engenharia de reservatórios para atuarem de forma integrada na pesquisa e na formação de recursos humanos para a área de Exploração e Estudo de Reservatórios (EER) de Petróleo e Gás.

As crescentes dificuldades com a exploração de novas reservas petrolíferas, a exemplo dos campos recém-descobertos no pré-sal e a necessidade de aumentar o percentual de recuperação das reservas já existentes, como nos campos maduros da Bacia do Recôncavo e da Bacia Potiguar, destacam o papel essencial e importância da geofísica na indústria do petróleo.

O INCT-GP reúne quatro programas de pós-graduação em geofísica e quatro cursos de graduação em geofísica (UFBA, UFPA, UFRN e UFF), um grupo de pesquisadores em geofísica, vinculados a uma pós-graduação em matemática aplicada e outra em engenharia de petróleo que atua em geofísica de reservatórios (Unicamp), um grupo é composto por engenheiros elétricos, vinculados aos programas de graduação e pós-graduação, tanto da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação quanto da Faculdade de Tecnologia (UNICAMP) e um grupo de pesquisadores em engenharia de exploração e produção de petróleo, vinculados a uma pós-graduação em engenharia de reservatório e de exploração (UENF).

A equipe atual é constituída por 36 pesquisadores doutores, líderes de grupos de pesquisa ou coordenadores de projetos, de cinco instituições (UFBA, UFPA, UFRN, UNICAMP, UENF e UFF) que participam de programas PRONEX e três redes cooperativas de pesquisa da região Norte-Nordeste, FINEP/MCT: REDE01-Geofísica de Exploração, REDE07 - Caracterização Geológica e Geofísica de Campos Maduros e REDE - Revitalização de Campos Maduros. Quatro Programas de Formação de Recursos Humanos da ANP apoiam os cursos de graduação e pós-graduação das instituições participantes.

O INCT-GP propõe o desenvolvimento de pesquisas integrado com a capacitação de pessoal, para fazer frente aos novos desafios tecnológicos e reduzir a carência de recursos humanos da indústria do petróleo e da academia. A criação do INCT-GP permitirá a integração de grupos de pesquisa das áreas de geofísica do petróleo, engenharia de reservatórios e áreas afins, otimizando os programas existentes e os recursos necessários à formação de pessoal e ao desenvolvimento da produção científica nas universidades brasileiras.

Comitê Gestor

Dr. Milton José Porsani - coordenador - UFBA: Currículo Lattes
Dr. Amin Bassrei - UFBA: Currículo Lattes
Dr. Jessé Carvalho Costa - UFPA: Currículo Lattes
Dr. Joerg Dietrich Wilhelm Schleicher - UNICAMP: Currículo Lattes
Dr. Walter Eugênio de Medeiros - vice coordenador - UFRN: Currículo Lattes
Dr. Sérgio Adriano Moura Oliveira - UENF: Currículo Lattes
Dr. Ivan da Cunha Lima - SENAI/CIMATEC: Currículo Lattes 
Dr. Wagner Moreira Lupinacci - UFF: Currículo Lattes