Divulgação


Documentário INCT-GP  2012


Prof. Cícero Régis Prof. Reynam Pestana Aquisição sísmica terrestre Interpretação Sísmica Prof. Roberto Argollo Congresso Internacional de Geofísica EVENTOS


Com o objetivo de divulgar o INCT-GP foram realizadas palestras como parte da programação semestral da disciplina “Seminários Gerais” do curso de Pós-graduação em Geofísica da UFBA.

Também com o objetivo de atrair novos estudantes para a área de Geofísica do Petróleo, o INCT-GP realizou a Primeira Semana de Inverno de Geofísica que ocorreu nos dias 19 a 23 de julho de 2010, no IMECC – UNICAMP, em Campinas e contou com 60 participantes de vários estados do Brasil (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Belém, Bahia, São Paulo, etc). Com isso, o objetivo de atingir a alunos de regiões variadas do Brasil foi alcançado. Além disso, muitos alunos de graduação participaram dos minicursos básicos e das palestras. O evento foi organizado pelo Grupo de Geofísica Computacional (GGC) da Unicamp. Ele foi financiado pelo INCT-GP e pelo GGC e teve patrocínio da SBGf. A semana contou com 5 minicursos relacionados relacionados ao INCT-GP e quatro palestras com representantes de empresas (CGGVeritas e PETROBRAS) e da academia (IAG-USP). A Semana de Inverno foi considerada um sucesso por todos os participantes. Desta forma, o INCT-GP planeja realizar a Segunda Semana de Inverno de Geofísica no próximo ano.

Principais atividades de divulgação

  1. 1ª Semana de Inverno de Geofísica do INCT-GP
  2. Minicursos itinerantes
  3. Exposição “O que é geofísica?” – SBGf, SBPC, Congresso Brasileiro de Geologia
  4. Semanas de Geofísica – Belém, Natal, Salvador
  5. Livro “Conceitos de Geofísica” – SEDIS/UFRN
  6. Livro texto para a disciplina Conceitos de Geofísica do Curso de Física a distância da UFRN.
  7. Livro “Perfilagem Geofísica de Poço (Geraldo Girão - Em fase de conclusão)
  8. Sediamos palestras itinerantes da SEG
  9. Divulgação e cursos de treinamento sobre a plataforma GêBR